O Símbolo da Odontologia

///O Símbolo da Odontologia

O Símbolo da Odontologia

O emblema da Odontologia faz referência ao caduceu de Esculápio, personagem da Mitologia greco-romana. Caduceu significa bastão ou cajado e Esculápio era o deus da Medicina e da cura. Ele havia aprendido tudo sobre plantas medicinais e se tornou o mais famoso curandeiro.

Segundo a lenda, certo dia, Esculápio saiu da casa de um paciente sem esperanças de conseguir curar para aquele homem. No caminho, encontrou uma serpente de cor amarela. Com medo, Esculápio a matou com seu cajado. Logo em seguida, uma segunda serpente idêntica à primeira apareceu, carregando ervas em sua boca. Esculápio pegou as ervas e as usou no tratamento do paciente desenganado, e no mesmo instante, o homem sarou. Desde aquele dia, a cobra passou a ser seu animal de estimação e o ajudava nas curas.

Em 1912, a American Medical Association adotou o bastão de Esculápio como símbolo da Medicina. O símbolo da Odontologia é bem parecido com o da Medicina. A diferença é ter um círculo em volta do bastão e da serpente. Esse modelo foi proposto pelo dentista do Exército Benjamin Constant Nunes Gonzaga em um artigo publicado em março de 1914, na Revista Odontológica Brasileira, intitulado O Emblema Simbólico da Odontologia.

A ideia de Gonzaga era que o símbolo fosse inscrito em uma circunferência, caracterizando uma Medicina Circunscrita, por entender que a Odontologia correspondia à especialidade médica que era circunscrita à cavidade bucal.

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) oficializou essa proposta de Gonzaga como sendo o símbolo da Odontologia. A decisão está documentada no artigo 275 da Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos de Odontologia.

O documento também define as proporções que devem ser observada nas dimensões dos elementos e as cores: o bastão é grená e a serpente, enrolando-se da esquerda para a direita, é amarela e tem estrias pretas diagonais, ostentando na boca a língua bífida. Esse conjunto é circunscrito por um círculo na cor grená.

2017-07-14T13:58:08+00:00 julho 14th, 2017|Categories: Curiosidade|0 Comentários