CFO é contrário à revisão do PNAB apresentada pelo MS

///CFO é contrário à revisão do PNAB apresentada pelo MS

CFO é contrário à revisão do PNAB apresentada pelo MS

Em nota publicada em seu site, em 10/8/17, o Conselho Federal de Odontologia manifesta-se contrário à revisão da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) apresentada pelo Ministério da Saúde. Veja a íntegra do documento, assinado por Harildo Deda Gonçalves (foto), presidente da Comissão de Políticas Públicas de Saúde do Conselho Federal de Odontologia:

“O Conselho Federal de Odontologia (CFO), por meio de sua Comissão de Políticas Públicas, se manifesta contrário à revisão da Política Nacional de Atenção Básica – PNAB, conforme apresentada em minuta realizada durante a 7ª reunião extraordinária da Comissão Intergestores Tripartite – CIT em 27/7/2017.

Entendemos que os direitos sociais e ao modelo assistencial da Estratégia Saúde da Família devem ser preservados integralmente. Não concordamos que a Equipe de Saúde Bucal – ESB seja excluída da equipe multiprofissional, passando a ser “opcional” a presença do cirurgião-dentista e sua equipe dentro da estratégia de saúde da família.

Acreditamos que a PNAB deve ser revisada apenas com a finalidade de melhorar e ampliar a assistência à população. Por isso, entendemos que existe a necessidade de maior inserção da Odontologia no contexto da saúde da família e estabelecimento da obrigatoriedade da ESB em todas as equipes de saúde da família e equipes de atenção básica. ”

2017-09-29T14:22:29+00:00 setembro 29th, 2017|Categories: Eventos, Notícia|0 Comentários