37º CIOSP “A Odontologia é um trabalho de várias mãos”

///37º CIOSP “A Odontologia é um trabalho de várias mãos”

37º CIOSP “A Odontologia é um trabalho de várias mãos”

Silvio Cecchetto, presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas (ABCD), traçou a posição da entidade durante a abertura do 37º CIOSP, no Expocenter Norte, evento realizado em São Paulo entre 30 de janeiro e 2 de fevereiro. O CIOSP teve pela 3ª- vez a presença da presidente da Federação Dentária Internacional (FDI), Kathryn Kell, e de todas as lideranças odontológicas brasileiras e da América Latina, aí incluídos o setor produtivo, representado na Feira Comercial por cerca de 300 empresas nacionais e estrangeiras, e os docentes ministradores da grade cientifica que abriu cursos sobre todas as especialidades e novas tecnologias aplicadas à Odontologia.

Momento de transformação – Nas diversas reuniões institucionais, Silvio Cecchetto ressaltou o papel da ABCD na Odontologia brasileira e mostrou-se bastante satisfeito em ver as representações das entidades nacionais reunidas no evento, em busca dos mesmos propósitos que se traduzem em melhor Odontologia e melhor saúde bucal para a população, inclusive a da Associação Paulista de Medicina com seu presidente José Luis Gomes do Amaral, e do vereador e médico Gilberto Natalini, que tem participado ativamente das lutas na área da Odontologia Hospitalar, “Este é um momento de transformação, de fraternidade. Estou muito feliz em ver todos reunidos aqui sob a mesma bandeira que é o crescimento da Odontologia, da Saúde e da Saúde Bucal da população.”

“A ABCD  é de todos vocês, é a representação oficial da Odontologia brasileira na FDI”, afirmou, confirmando as palavras de Kathryn Kell: “A ABCD é uma das maiores associações da FDI e com o maior congresso, inclusive da América Latina. É um prazer estar aqui pelo 3º ano consecutivo e ver o sucesso crescente de seus projetos”.

Importância da indústria – Também o presidente da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Paulo Murilo Oliveira da Fontoura destacou a relevância da parceria entre as entidades e a indústria. “Nenhum congresso pode ser realizado sem o auxílio do ‘comércio. A parte científica é absolutamente importante, mas sem a ajuda da indústria dificilmente chegaríamos a um evento como esse”, declarou.

Durante a abertura foram anunciadas também importantes medidas para a Odontologia.

Regulamentações do CFO – O presidente do CFO, Juliano do Vale, falou sobre as resoluções que regulamentam a Harmonia Orofacial como especialidade, sobre o uso de imagens de tratamento, registro de especialidades, do enfrentamento jurídico para coibir alunos egressos de cursos de Odontologia a Distância e prescrição de hormônios pelo cirurgião-dentista. Também o Conselho Regional de Odontologia – CRO-SP, que tem à frente Marcos Capez, fez parte da abertura e ressaltou o papel importante que desenvolve em parceria com as entidades, zelando pela ética odontológica.

107 anos d APCD – O presidente da Associação Paulista de Cirurgiões-dentistas (APCD), Wilson Chediek, citou os 107 anos da entidade, o trabalho de Cláudio Miyake como coordenador executivo do evento e o papel das equipes de profissionais voluntários que cuidam da organização do Ciosp. “A parceria com a indústria, os setores técnicos, científicos e as entidades, fazem a Odontologia brasileira ser a melhor do mundo e devemos ter orgulho disso.”

Em breve, no 1º lugar -Paulo Fraccaro, superintendente da Abimo, citou a Odontologia Brasileira como uma das melhores do mundo, “com a certeza de que em pouco tempo estaremos em 1º- lugar”. Representantes da Argentina, Colômbia, Costa Rica, México, Peru, Honduras e Estados Unidos participaram da abertura oficial e do evento.

Odontologia Sustentável – A ABCD é um trabalho de várias mãos, segundo o presidente Silvio Cecchetto ao referir-se ao Simpósio de Odontologia Sustentável, coordenado pelo prof. Claudio Fernandes, assessor científico da entidade, realizado dia 1º de fevereiro no Salão Horto Florestal, durante o Ciosp, para discutir a importância da Convenção de Minamata e o uso do mercúrio na Odontologia brasileira, com a participação de todas as entidades nacionais, como a APCD, ABO, Abimo, CFO, CRO-SP, USP e UFF, e que teve o patrocínio da Metasys, SDI e Ivoclar-Vivadent. (veja mais)

Homenagens – A antiga parceria da ABCD com a OMD (Odontologia de Médicos Dentistas, como é chamado o cirurgião-dentista em Portugal), também foi lembrada em homenagem recebida por Pedro Pires, que representa a entidade e disse que a “OMD teve muito a aprender com o Ciosp”.

A cerimônia foi encerrada com um minuto de silêncio em memória a Raphael Baldacci, um dos grandes líderes da Odontologia, que morreu no final de 2018.

2019-02-11T11:22:38+00:00 fevereiro 11th, 2019|Categories: Eventos, Notícia|0 Comentários