','

' ); } ?>
11 de fevereiro de 2019
Diretoria da ABCD debate qualidade de ensino no Brasil

Qualidade do ensino odontológico foi um dos temas debatidos durante a Reunião de Diretoria da ABCD, realizada dia 31 de janeiro, no auditório da APCD, durante o 37º CIOSP. Com presença maciça de seções e regionais de todo o Brasil que formam a ABCD foram debatidos diversos temas importantes para a profissão, como a elaboração de um ofício ao Conselho Federal de Odontologia sobre a preocupação da classe com a abertura indiscriminada de novos cursos e a abertura de pós por empresas.

As lideranças do setor marcaram presença na reunião presidida pelo presidente Silvio Cecchetto, que recebeu Kathryn Kell, presidente da FDI, que disse “já sentir-se em casa” – é a 3ª- vez que vem ao Brasil para participar do CIOSP e das reuniões de trabalho das entidades – e agradeceu a hospitalidade que tem experimentado aqui, “o que não é muito comum mundo afora”. Ela agradeceu também a participação da ABCD nos projetos da FDI, como o Sorriso através do Mundo (de ensino de hábitos saudáveis desde o letramento infantil). O presidente da ABCD afirmou que a presença da FDI é muito importante para a entidade. “Esperamos expandir ainda mais as relações Brasil x FDI em outros projetos”, firmou Silvio Cecchetto.

Marcos Capez, presidente do CRO-SP também esteve presente e afirmou que “Silvio Cecchetto tem que estar envolvido nas questões sociais e é importante continuarmos com os projetos nas lutas da classe”. Capez é também delegado internacional da ABCD na FDI. O prof. Claudio Fernandes, que é assessor internacional da ABCD, também participou da reunião, afirmou que “a ABCD representa nosso patrimônio brasileiro na Odontologia, e com ela temos capacidade de propor ações que trarão benefícios à saúde bucal” e falou de projetos e ações desenvolvidos em parceria em âmbito internacional com a FDI. Wilson Chediek, presidente da APCD falou da satisfação em receber todos no CIOSP, “com Cecchetto que é meu vice-presidente, neste congresso que está reinventando-se, está crescendo – 27 mil pessoas no dia da abertura, com o apoio de todos”.

Presentes – Participaram da reunião os seguintes presidentes das Seções das ABCDs e  membros do Conselho Nacional de Representantes (CNR):

Diretoria Executiva da ABCD Nacional: Silvio Jorge Cecchetto – residente da ABCD Nacional; Cláudio Barbosa Fontes – 1º vice-presidente da ABCD Nacional e presidente da ABCD SC – Regional  Florianópolis; Lucio Antônio Pereira – 2º vice-presidente da ABCD Nacional; Ziró Yanagimori – tesoureiro da ABCD Nacional; Simone Soares Petrone – secretária geral da ABCD Nacional e Renata Facholli Manzano Gregório – 1ª secretária da ABCD Nacional.

Presidentes e representante das Seções ABCD Nacional: Lidia Maria Matos T. Mello – presidente da ABCD Bahia; Reinaldo Francisco Maia – presidente da ABCD Distrito Federal e presidente do Conselho Nacional de Representantes (CNR); Stela Neuza Freitas Rafael – presidente da ABCD Espírito Santo; Nasser Hussein Fares – presidente da ABCD Mato Grosso e vice-presidente do CNR; Simone da Cunha Pereira Lopes – presidente da ABCD Mato Grosso do Sul; Sérgio de Sá Pires – representante da ABCD Piauí; Luiz Carlos Lorenzoni Ávila – presidente da ABCD RS Centro-Vales e Francisco Sgarioni – presidente da ABCD Santa Catarina; Shirlane Pereira Brito – ABCD Amazonas; Henrique Hiroshi Nakama – ABCD Paraná.

Membros do Conselho Nacional de Representantes (CNR): membros: Adriano Albano Forghieri , Airton Gottardo, Everaldo Alves Nazareth Júnior, Braz Antunes Mattos Neto,

José Luiz de Oliveira.

Presidente do Conselho Eleitoral (CEL):  Roberto Shigueru Matsuda.

Assessor Científico Internacional da ABCD: Cláudio Pinheiro Fernandes

 Criação da ABCD – Também a reunião da Diretoria foi encerrada com um minuto de silêncio, em homenagem emocionada, a Raphael Baldacci, a quem Cecchetto referiu-se como o responsável pela criação da Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas.