O Cirurgião-dentista como protagonista da saúde geral

//O Cirurgião-dentista como protagonista da saúde geral

O Cirurgião-dentista como protagonista da saúde geral

O mundo está despertando para a importância da saúde bucal em relação ao organismo inteiro do ser humano. A boca não é mais vista apenas como porta de entrada da saúde ou da doença, como já é bastante divulgado por toda a classe odontológica, por seus profissionais, pelas entidades, pela própria ciência que abaliza estas decisões e nos permitem acreditar numa mudança do cenário retrógado de anos atrás. Agora, podemos ter novos motivos para reforçar este panorama e acreditar que este momento pode ser o início de mudanças fundamentais para o ser humano ser entendido de modo completo e integrado.

As ligações entre diversas doenças e a doença bucal – ou a saúde oral – estão sendo comprovadas como protagonistas nas pesquisas que a ciência tem realizado. Só para citar um exemplo recente: a descoberta da ligação entre doenças gengivais e o declínio cognitivo do Alzheimer é um desses casos.

Na 144ª Junta Executiva da OMS, a FDI e a IADR destacaram as lacunas que impedem promover a integração da Saúde Bucal em todos os itens da agenda internacional e serão debatidas por estes fóruns de saúde.

Também a World Health Professionals Alliance apresentou três declarações sobre coberturas universais de saúde, recursos humanos para a saúde e serviços básicos como água, higiene e saneamento. 

Mais próximo de nossa realidade a ciência também aponta novas formas de detecção do câncer, prevenindo a doença e salvando vidas.

E uma das recentes pesquisas divulgadas aponta que o cirurgião-dentista, atuando na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), pode reduzir em até 56% as chances do desenvolvimento de infecções respiratórias do paciente.

A ABCD compartilha estas informações com a classe odontológica por achar imprescindível que os cirurgiões-dentistas brasileiros se envolvam neste movimento que traz esperanças para a saúde do ser humano. Como profissionais de saúde que somos, devemos ir além, participar e acolher novas descobertas e acreditar que todos juntos seremos capazes de melhorar o sorriso neste Brasil imenso e a saúde integral de nossa população. Veja também nesta edição que temos boas notícias a comemorar, mas devemos sempre insistir na prevenção.

 

Silvio Cecchetto
Presidente da ABCD Brasil

2019-05-30T10:35:37+00:00 maio 29th, 2019|Categories: Notícia|0 Comentários