Março/2017

//Março/2017
Março/2017 2017-07-17T12:19:10+00:00

Project Description

Confira alguns dos nossos últimos destaques
 

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIRURGIÕES-DENTISTAS


A n o  I I  -  M a r ç o    2 0 1 7

Editorial

 

Obtivemos a 1ª vitória para o Brasil Sorridente:
PL protocolado
no Senado e na Câmara Federal

Uma vitória não só da Odontologia mas da saúde brasileira foi obtida em fevereiro com a entrega simultânea, na Câmara dos Deputados e no Senado, do Projeto de Lei (PSL 08/2017) que pede a transformação do Programa Brasil Sorridente em Lei Federal.

A Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas participou deste momento em Brasília, representada por Wilson Chediek, assessor da Presidência da ABCD, estando presentes também outras entidades de Odontologia. O Projeto de Lei foi entregue nas mãos do senador Humberto Costa (PT-PE) e do deputado federal Jorge Solla (PT-BA). O documento deu entrada nas duas Casas, no dia 3 de fevereiro.

A ABCD vem há tempos defendendo esta proposta, coincidentemente divulgada em nosso último Editorial neste espaço, para transformar o Brasil Sorridente, hoje um programa do Ministério da Saúde, sujeito à descontinuidade e contingenciamentos, em política permanente de Estado, respaldado por lei e com orçamento próprio.

Segundo Gilberto Pucca, responsável pela coordenação do programa durante 13 anos, o Brasil Sorridente conta hoje com 24 mil equipes de saúde bucal, 1.400 centros de especialidade odontológica e laboratórios regionais de prótese dentária em 1.800 municípios credenciados e beneficia 60% da população brasileira com fluoretação da água de abastecimento público.

A Associação Brasileia de Cirugiões-dentistas compartilha com a Odontologia a defesa do programa ser independente das mudanças de governo, para tornar-se de Estado, um bem assegurado para toda a população.

Todas as entidades odontológicas estão juntas lutando pelo mesmo objetivo. O que precisamos é que cada uma delas e seus associados incentivem suas bases para obter o apoio necessário à tramitação deste PL. Converse, mande e-mails, participe deste movimento e empenhe-se para que esta medida finalmente assegure melhor saúde e saúde bucal ao povo brasileiro.

 

Silvio Cecchetto
Presidente da ABCD Brasil

 

20 de Março, Dia Mundial da Saúde Bucal

ABCD dá início à campanha no Brasil

Sorria para a Vida- Boca Esperta, Proteja sua Saúde Bucal será o slogan da campanha de 2017 que a Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas realiza pelo 4º ano consecutivo, para a detecção precoce de câncer bucal. Como país membro da Federação Dentária Internacional (FDI) a ABCD aproveita a data do Dia Mundial da Saúde Bucal, 20 de Março, para lançar sua campanha, que se estende por todo o ano.

O local da primeira ação de 2017 será, tradicionalmente, a Av. Paulista, 1313, sob a marquise do prédio da Fiesp, com dois odontomóveis e o trabalho de cirurgiões-dentistas voluntários. Até agora, mais de 500 cirurgiões-dentistas voluntários da ABCD já trabalharam no Sorria para a Vida.

Diagnóstico precoce - A ABCD reforça em sua campanha, que possibilita contato direto com a população, a conscientização e a prevenção de fatores de riscos que ampliam o perigo do câncer bucal, como uso de álcool e tabaco que, consumidos juntos, potencializam a chance da doença.

Saúde em escala nacional - Silvio Cecchetto, presidente da Associação Brasileira de Cirugiões-dentistas, incentiva que os profissionais se tornem defensores deste movimento para lutar não apenas por hábitos saudáveis, mas também a favor das mudanças de políticas públicas de saúde em todo o País”, afirma.

Ações objetivas – Todo o esforço que a ABCD vem dedicando desde 2014

à Campanha Sorria para a Vida, de detecção precoce de câncer bucal, tem por finalidade transformar metas em ações objetivas.

Desta forma, a intenção de diagnosticar precocemente o câncer bucal tem alcançado pouco a pouco seu objetivo de conscientização e salvado vidas: já foram feitas mais de 50 ações, com cerca de 14 mil atendimentos e identificadas 1.040 lesões bucais. No Brasil, o câncer bucal mata uma pessoa a cada 2 horas e a prevenção e diagnóstico precoce são as únicas maneiras de evitar novas mortes.

Faixa etária é ampliada - A ABCD vem ampliando também, explica Cecchetto, a faixa etária de atendimento, inicialmente definida para adultos, sendo incorporada depois para os jovens e, neste ano, aos idosos, tanto uns como outros devido à contaminação pelo HPV e HIV e que podem ser, muitas vezes, identificados pela boca.

Realização - A Campanha Sorria para a Vida é coordenada pela Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas e tem como correalizadores a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos e de Laboratórios (Abimo), o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) e a Associação Paulista de Cirurgiões-dentistas (APCD).


Em entrevista à Revista Farmácia Cecchetto pede conscientização da saúde bucal

“Além do aspecto comercial, as farmácias devem incentivar o consumidor sobre os bons hábitos de higiene bucal. Campanhas informativas sobre a necessidade de uma boa higienização oral devem fazer parte da atividade do setor”, disse em entrevista. Além de fornecer dados sobre mercado, Cecchetto também orientou a melhor forma de escovar os dentes, com o uso de escova, pasta e fio dentais.

ABCD homenageada
durante o 35º Ciosp

Ao completar 60 anos de realização, o Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, da APCD, homenageou com troféu as personalidades que fizeram parte da mesa da Abertura Solene, entre eles o presidente da ABCD.