Não basta ter um sorriso bonito. É preciso um sorriso saudável e é preciso informar à população que várias doenças encontram a porta de entrada pela boca, como já está cientificamente comprovado. Por exemplo doenças cardíacas, transmissão de vírus, inclusive os que podem matar como o HIV/HPV, bem como as associadas à arteriosclerose, tumores , entre outras. A população não tem este conhecimento e por isso foi lançada uma campanha para que as pessoas entendam a importância da saúde bucal e busquem orientação com o cirurgião-dentista.

Estudo desenvolvido na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp comprovou que as periodontites crônicas graves podem alterar o perfil lipídico dos seus portadores e levar a eventos coronários agudos.E mais: ficou claro que os microrganismos presentes nas bolsas periodontais (ou bolsas gengivais) podem penetrar o epitélio gengival contaminado, ganhando acesso à corrente circulatória e alojar-se nas placas ateromatosas. Aproximadamente 60% das artérias coronárias tinham sido infectadas por microrganismos resultantes das periodontites crônicas e constatou-se que a periodontite normalmente promove alteração nas lipoproteínas e no colesterol total dos indivíduos.

A Sorria Muda Tudo tem o propósito de  mudar a saúde do brasileiro para melhor, alertando a população sobre os riscos a que está exposta sem acompanhamento rotineiro do cirurgião-dentista. É a Odontologia e seus profissionais atentos para mais saúde bucal e mais saúde integral.

É a valorização do profissional, da ciência, do empenho das entidades, das empresas, das indústrias e do setor que faz a roda da Odontologia nacional girar com eficiência para a população ter uma vida realmente saudável. A necessidade de levar estas informações para todos inclui a conscientização de visitas periódicas ao cirugião-dentista, valorizar a Odontologia e seus profissionais.

 “Percebemos que era necessário levar a informação da importância da saúde bucal à toda a população, enfatizando que frequentar o cirurgião-dentista periodicamente para manter em dia a saúde da boca e dos dentes traz reflexos diretos na saúde do corpo”, comenta Paulo Henrique Fraccaro, superintendente da ABIMO.

Para nós, da ABCD, acreditamos que o momento é o mais apropriado para a união do setor de saúde, entre entidades, indústrias e empresas.

Participam da Sorrir Muda Tudo, além da ABCD e da Abimo, APCD, ABO, CFO, CROSP e as empresas Dental Morelli, Neodent, Colgate, Dental Cremer, Dentsply Sirona, Dental Speed, Conexão Digital Implant e SIN Implant System.

Para envolver o público, a campanha – que tem duração de oito meses – atuará com base em três pilares principais: engajamento, histórias reais e saúde bucal e saúde sistêmica.