20/3: Dia Mundial da Saúde Bucal

Dia 20 de março, a APCD e ABCD realizam a 101ª campanha de prevenção do câncer bucal, na Av. Paulista (sob a marquise da Fiesp), em 2 vans com consultórios odontológicos e cirugiões-dentistas voluntários das entidades para examinar gratuitamente a boca da população e alertar sobre a importância da Saúde Bucal e ressaltar o papel da prevenção. Os exames são gratuitos e em casos de suspeitas de câncer bucal, o paciente é encaminhado a hospitais conveniados para tratamento. O evento será das 9 às 17h.

Promovem  a ação do Dia Mundial da Saúde Bucal,com exame gratuito em odontovans, a APCD e a ABCD. CRO-SP e Abimo (Campanha Sorrir Muda Tudo) desenvolverão ações de saúde bucal da população.

-“No Brasil, 900 mil pessoas perdem a vida pelo fumo passivo (Opas/OMS-Tabaco). Nós, cirurgiões-dentistas, não podemos ignorar este flagelo. A Associação Paulista de Cirurgiões-dentistas (APCD) e a Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas (ABCD) conclamam os profissionais de Odontologia e a imprensa a compartilhar estas informações e, apostando na prevenção, ajudar a salvar vidas. Nós estamos fazendo a nossa parte. E você, o que pode fazer para mais saúde para a população? Informação é tão valiosa quanto a prevenção.” Sílvio Cecchetto, presidente da Associação Brasileira e Cirurgiões-dentistas. A ABCD foi reconhecida pela ONU como a única entidade das Américas a conseguir alcançar as metas traçadas para a Saúde Bucal”. Silvio Cecchetto(presidente da ABCD)

ONU: Sem prevenção, 1,2 bilhão de pessoas no mundo pode morrer por fumo passivo

O consumo de tabaco, em todas as suas formas, mata. Os riscos do fumo passivo, aquele aspirado por quem não fuma mas convive com tabagista, é a 3ª morte evitável no mundo. E o vaper (ou cigarro eletrônico), em moda agora, também pode matar.  Veja mais:

  • A ONU estima o total de 1, 2 milhão de mortes por câncer em todo o mundo e, provocadas pelo tabaco, a perda de 7 mil vidas. Nessa conta,essas mortes no mundo resultam também do fumo passivo.
  • Outros fatores de  risco para a morte por câncer bucal

O fumo passivo apresenta risco 24% maior para o enfarto do coração em relação aos que não fumam ou não se expõem ao tabagismo passivo. E mais:

EM BEBÊS, REPRESENTA 5 x MAIS RISCOS

  • Risco 5 vezes maior de morte súbita, sem causa
  • Maior risco de doenças pulmonares até 1 ano de idade, proporcional ao número de fumantes na casa
  • Quando a mãe fuma durante a amamentação, a nicotina passa pelo leite e é absorvida pela criança
  • Grávida fumante prejudica o feto 

Ocorrência de abortos espontâneos, nascimentos prematuros, bebês abaixo do peso, mortes fetais provocadas pela absorção do monóxido de carbono e da nicotina pelo feto após serem aspirados pelo organismo materno.

  • Um único cigarro fumado por uma gestante é capaz de, em poucos minutos, acelerar os batimentos cardíacos do feto, provocados pelo efeito da nicotina sobre o aparelho cardiovascular.

VAPE PODE SER FATAL: É moda, “parece” inofensivo, mas também pode matar: muitos jovens estão trocando o vício do cigarro pelo uso do Vaper ( ou cigarro eletrônico), mais conhecido como um substutivo do cigarro, mas que apresenta também riscos fatais. Por isso é importante este alerta:

PREVENÇÃO E INFORMAÇÃO, O ÚNICO CAMINHO PARA SALVAR VIDAS

A Associação Paulista de Cirugiões-dentistas (APCD) e a Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas (ABCD), cientes da importância da disseminação de doenças graves que têm entrada pela boca, entre outras o tabagismo, mesmo o passivo (como descrito acima), vem alertando a população de forma permanente e com campanhas anuais. Gratuitamente, e com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas a APCD/ABCD, tem realizado  a Campanha Sorria para Vida, de detecção precoce de câncer bucal e sobre os riscos a que a população está exposta, sem sequer ter conhecimento. Já foram atendidas nessas ações preventivas mais de 25 mil pessoas e localizadas perto de 8 mil lesões cancerígenas (leia-se mortes evitadas), encaminhadas para tratamento hospitalar em entidades conveniadas para exame aprofundado e tratamento (Hospital Mandaqui, em Santana e Universidade Brasil Itaquera).

Veja mais:

PREVENÇÃO PARA VALER

Brasil, único país das Américas a conseguir alcançar as 6 medidas da MPO-WER, segundo a ONU, ou seja:

  1. Monitorar o uso de tabaco e políticas de prevenção
  2. Proteger a população contra a fumaça do tabaco
  3. Oferecer ajuda para cessação do fumo
  4. Advertir sobre os perigos do tabaco
  5. Fazer cumprir as proibições sobre publicidade, promoção e patrocínio
  6. Aumentar os impostos sobre o tabaco

A ABCD participou, indicada pelo Ministério da Saúde e representando o Brasil, da recente reunião da ONU, em Nova York, sobre a Cobertura Universal de Saúde (UHC).

*https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_docman&view=download&alias=375-mpower-um-plano-para-reverter-a-epidemia-tabagismo-5&category_slug=tabagismo-132&Itemid=965

Livro Prevenção de Câncer Oral, gratuito e on-line, para os cirurgiões-dentistas brasileiros, pode ser obtido no site da ABCD:

ABCD lança o livro Prevenção de Câncer Oral, escrito pelas principais autoridades mundiais, traduzido para o português e prefaciado pelo presidente da ABCD, Silvio Cecchetto. A obra original foi cedida à ABCD pela European Regional Organization (Ero).

https://abcdbrasil.org.br/site/2020/01/06/abcd-lanca-em-portugues-livro-de-prevencao-de-cancer-oral-da-ero/