Project Description

 

 

 

 

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIRURGIÕES-DENTISTAS

Boletim ONLINE
A n o   I V  – O U T U B R O   2 0 1 9

E d i t o r i a l


Um passo adiante na proteção
da saúde bucal dos brasileiros

A Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas sente-se honrada com os acontecimentos recentes que resultaram do esforço conjunto de nossos pares, da Academia e do trabalho que as entidades vêm desenvolvendo na prevenção do câncer bucal desde o início de minha gestão. Há muito o que agradecer, mas há muito ainda a ser feito.

O fato da Organização Mundial de Saúde (OMS) ter indicado a ABCD como a única entidade civil da área para participar na recente reunião que aconteceu em Nova York, dia 23 de setembro, organizada pela Universal Health Coverage (UHC- Cobertura Universal de Saúde), credenciada pela ONU, exige que abracemos, todos juntos, esta missão de contribuir ativamente na inclusão da Saúde Bucal no mais importante documento de garantia de acesso à saúde das pessoas, a UHC 2030 (veja mais:Universal Health Coverage (https://www.uhc 2030 org./um-high-level meeting-on-Universal-health . Veja em  https://www.uhc2030.org/…/un-high-level-meeting-on-univers…/)

Participamos  do desenvolvimento da declaração política do Universal Health Care (UHC 2030), durante a 74ª- Reunião da ONU,  e diante desta responsabilidade, estamos comprometidos em fortalecer o acesso das pessoas à saúde de qualidade e a defender o ponto de vista brasileiro nos fóruns internacionais, contando para isso com o apoio e colaboração de toda a classe odontológica de nosso país, em todos os níveis, nos próximos  11 anos.


Silvio Cecchetto
Presidente da ABCD Brasil


141 declarações mundiais integram
metas da UHC, entre elas a do Brasil

Durante  o evento da ONU, foram apresentadas 141 declarações mundiais que passam a integrar a Cobertura Universal de Saúde (UHC, sigla em inglês). “O Brasil participou ativamente e esteve representado oficialmente pelo prof. Claudio Pinheiro Fernandes, professor da Universidade Federal Fluminense e pesquisador, relata o presidente da ABCD, Silvio Cecchetto.

Para Fernandes, “este resultado pertence a toda a Odontologia brasileira e em particular às entidades nacionais, aos nossos pesquisadores, e  à diretoria da
ABCD, que sob a presidência do dr. Silvio Cecchetto soube priorizar a iniciativa e articular as entidades nacionais junto ao CFO e CGSB/MS”.

Brasil  A declaração brasileira inclui três itens: 1- Defende que todos devem ter acesso aos serviços público sem riscos financeiros. 2- Compromisso de fortalecer o sistema para monitorar a Saúde Bucal. 3- Incrementar os investimentos nas doenças não comunicáveis (NDCs), na Saúde Bucal e na Cobertura Universal da Saúde (UHC).

UHC 2030 Entre outras estão declarações apresentadas por organizações  civis da sociedade, do setor privado,  influenciadores de várias áreas (stakeholders) e organizações como  a Hearth Association, APCASO (Asia Pacific), Arcad Side (|Mali), Aragya World.As considerações vão compor o resultado da declaração da
UHC 2030.


ABCD anuncia E book  Prevenção do câncer bucal

A ABCD anuncia que será lançado o Ebook Prevenção do Câncer Bucal, realizado pela European Regional Organization (ERO), da FDI, e que em breve estará disponível on line para o Brasil e para todos os países de língua portuguesa.

Com prefácio do presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas, Silvio Cecchetto, trata-se de um trabalho feito com a participação de 19 autores de todo o mundo, especialistas que compartilham sua expertise
sobre o tema e que abrange tanto a Medicina como a Odontologia, sob a visão da Saúde Bucal integrada à Saúde, como deve ser.

A ABCD abraçou esta causa desde o início, promovendo ações de prevenção de câncer bucal nas ruas, com cirurgiões-dentistas examinando a população em odontovans, para o diagnóstico precoce da doença. Até agora foram 100 ações, 26 mil pessoas atendidas e
encaminhas, quase 2 mil delas com lesões cancerígenas, para diagnóstico aprofundado e tratamento em hospitais especializados. Nesta campanha da ABCD – Sorria para a Vida – é reforçada  a importância da Saúde Bucal e sua relação com a saúde integral frente à sociedade, ao poder publico e aos parceiros, imprescindíveis neste trabalho.

O livro Prevenção do Câncer Bucal destaca o cirurgião-dentista como protagonista na prevenção do câncer bucal dentro do sistema de saúde, com ilustrações de diagnóstico precoce desta doença.

 Por Assessoria de Comunicação da ABCD –  Editabr


Visite o site da ABCD BRASIL
www.abcdbrasil.org.br