Project Description

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIRURGIÕES-DENTISTAS

Boletim ONLINE
A n o   I V  –  N o v e m b r o   2 0 1 9

E d i t o r i a l

Boas notícias! Temos muito a comemorar

No mês de outubro, quando se comemora o Dia do Cirurgião-Dentista, tivemos várias oportunidades de alegrias, e não só no Brasil, mas internacionalmente.
Nosso País foi reconhecido pela ONU como o 1º, entre 171 nações, a alcançar o mais alto nível de prevenção contra o tabaco, cumprindo as 6 medidas preconizadas.

E a ABCD, foi a única entidade de saúde bucal da América Latina credenciada pela ONU a representar o Brasil na Assembleia que aconteceu em setembro, em Nova York, e que dá uma nova dimensão à nossa Odontologia.

E mais: graças às campanhas de prevenção e conscientização, o Brasil conseguiu evitar a morte por uso de tabaco de 429 mil  pessoas  entre 2006 e 2018. O tabagismo  ainda ocupa o 2º- lugar no ranking de drogas mais experimentadas no Brasil na idade média de 16 anos (meninas e meninos) e temos que lutar para que a redução de 46%  aumente cada vez mais.

Tivemos também o privilégio e  apresentar a Declaração da ABCD, que reconhece na UHC (Universal Health Coverage – Cobertura Universal de Saúde)  diversas medidas que
defendem o direito das pessoas ao acesso à saúde.

De volta ao nosso País, temos outras duas boas notícias: A Campanha Sorria para a Vida, da APCD/ABCD chegou à 100ª  edição, totalizando  25.589 atendimentos, com a detecção de 7.881 casos suspeitos de câncer bucal encaminhados, salvando vidas.

E por último, mas não menos importante, o pool de empresas e entidades reunidas pela Abimo para lançar a Sorrir Muda Tudo, agregou o mundo odontológico para valorizar a profissão do Cirurgião-Dentista e a saúde bucal da população.

Que estes acontecimentos recentes consigam, com a união de todos, trazer para a classe odontológica, à indústria do setor e à nossa população sorrisos de alegria, mas principalmente, saudáveis e mais saúde para a população brasileira.
Silvio Cecchetto
Presidente da ABCD Brasil


Brasil cumpre medidas da ONU
de prevenção contra o tabaco

A Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas foi escolhida para representar o Brasil na assembleia da ONU em setembro último, em Nova York. É o 1º país, entre 171 nações, a alcançar o mais alto nível de prevenção contra
o tabaco, cumprindo as 6 medidas preconizadas pela entidade mundial:

É um país livre de fumo (Lei 12.546/2011), sendo proibido fumar em locais fechados, públicos e privados, bem como é coibida a existência de fumódromos e
proibição de publicação sobre tabaco na mídia em geral e pontos de vendas.
 LEIA MAIS


Sorria para a Vida completa 100ª ação

Com o atendimento de 344 pessoas em odontovans instaladas sob a marquise da Fiesp, a Associação
Paulista de  Cirurgiões-Dentistas (APCD) e a Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas (ABCD) realizaram a 100ª ação da Campanha Sorria para a Vida. Foram identificadas 25 lesões suspeitas pelos 10 cirurgiões-dentistas voluntários que atenderam no
evento. Os casos com lesões suspeitas foram encaminhados
para a Faculdade de Odontologia da APCD (FAOA), para exames aprofundados e encaminhamento a hospitais apoiadores para tratamento, se necessário.
LEIA MAIS


ABCD entra no pool de entidades
para a “Sorrir Muda Tudo”

A Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD)
faz parte da campanha nacional que reúne as entidades de Odontologia, as indústrias  e empresas do setor para levar o tema “Sorrir Muda Tudo” a todo o Brasil, com o objetivo de valorizar a profisssão do cirurgião-dentista e conscientizar a população sobre a importância e a necessidade de manter a saúde bucal para atingir a saúde integral do ser humano.

Reunido pela Abimo, o setor odontológico participou do
jantar de comemoração do Dia do Cirurgião-Dentistas, em 25 de Outubro, realizado na sede da APCD.

LEIA MAIS

 Por Assessoria de Comunicação da ABCD –  Editabr