Editorial | |
Obtivemos a 1ª vitória para o Brasil Sorridente: PL protocolado no Senado e na Câmara Federal Uma vitória não só da Odontologia mas da saúde brasileira foi obtida em fevereiro com a entrega simultânea, na Câmara dos Deputados e no Senado, do Projeto de Lei (PSL 08/2017) que pede a transformação do Programa Brasil Sorridente em Lei Federal.
A Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas participou deste momento em Brasília, representada por Wilson Chediek, assessor da Presidência da ABCD, estando presentes também outras entidades de Odontologia. O Projeto de Lei foi entregue nas mãos do senador Humberto Costa (PT-PE) e do deputado federal Jorge Solla (PT-BA). O documento deu entrada nas duas Casas, no dia 3 de fevereiro. A ABCD vem há tempos defendendo esta proposta, coincidentemente divulgada em nosso último Editorial neste espaço, para transformar o Brasil Sorridente, hoje um programa do Ministério da Saúde, sujeito à descontinuidade e contingenciamentos, em política permanente de Estado, respaldado por lei e com orçamento próprio. Segundo Gilberto Pucca, responsável pela coordenação do programa durante 13 anos, o Brasil Sorridente conta hoje com 24 mil equipes de saúde bucal, 1.400 centros de especialidade odontológica e laboratórios regionais de prótese dentária em 1.800 municípios credenciados e beneficia 60% da população brasileira com fluoretação da água de abastecimento público. A Associação Brasileia de Cirugiões-dentistas compartilha com a Odontologia a defesa do programa ser independente das mudanças de governo, para tornar-se de Estado, um bem assegurado para toda a população. 
Todas as entidades odontológicas estão juntas lutando pelo mesmo objetivo. O que precisamos é que cada uma delas e seus associados incentivem suas bases para obter o apoio necessário à tramitação deste PL. Converse, mande e-mails, participe deste movimento e empenhe-se para que esta medida finalmente assegure melhor saúde e saúde bucal ao povo brasileiro. Silvio Cecchetto Presidente da ABCD Brasil |
20 de Março, Dia Mundial da Saúde Bucal
ABCD dá início à campanha no Brasil
Sorria para a Vida- Boca Esperta, Proteja sua Saúde Bucal será o slogan da campanha de 2017 que a Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas realiza pelo 4º ano consecutivo, para a detecção precoce de câncer bucal. Como país membro da Federação Dentária Internacional (FDI) a ABCD aproveita a data do Dia Mundial da Saúde Bucal, 20 de Março, para lançar sua campanha, que se estende por todo o ano.
O local da primeira ação de 2017 será, tradicionalmente, a Av. Paulista, 1313, sob a marquise do prédio da Fiesp, com dois odontomóveis e o trabalho de cirurgiões-dentistas voluntários. Até agora, mais de 500 cirurgiões-dentistas voluntários da ABCD já trabalharam no Sorria para a Vida.
Diagnóstico precoce - A ABCD reforça em sua campanha, que possibilita contato direto com a população, a conscientização e a prevenção de fatores de riscos que ampliam o perigo do câncer bucal, como uso de álcool e tabaco que, consumidos juntos, potencializam a chance da doença.
Saúde em escala nacional - Silvio Cecchetto, presidente da Associação Brasileira de Cirugiões-dentistas, incentiva que os profissionais se tornem defensores deste movimento para lutar não apenas por hábitos saudáveis, mas também a favor das mudanças de políticas públicas de saúde em todo o País, afirma.
Ações objetivas Todo o esforço que a ABCD vem dedicando desde 2014
à Campanha Sorria para a Vida, de detecção precoce de câncer bucal, tem por finalidade transformar metas em ações objetivas.
Desta forma, a intenção de diagnosticar precocemente o câncer bucal tem alcançado pouco a pouco seu objetivo de conscientização e salvado vidas: já foram feitas mais de 50 ações, com cerca de 14 mil atendimentos e identificadas 1.040 lesões bucais. No Brasil, o câncer bucal mata uma pessoa a cada 2 horas e a prevenção e diagnóstico precoce são as únicas maneiras de evitar novas mortes.
Faixa etária é ampliada - A ABCD vem ampliando também, explica Cecchetto, a faixa etária de atendimento, inicialmente definida para adultos, sendo incorporada depois para os jovens e, neste ano, aos idosos, tanto uns como outros devido à contaminação pelo HPV e HIV e que podem ser, muitas vezes, identificados pela boca.
Realização - A Campanha Sorria para a Vida é coordenada pela Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas e tem como correalizadores a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos e de Laboratórios (Abimo), o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) e a Associação Paulista de Cirurgiões-dentistas (APCD).
Em entrevista à Revista Farmácia Cecchetto pede conscientização da saúde bucal Além do aspecto comercial, as farmácias devem incentivar o consumidor sobre os bons hábitos de higiene bucal. Campanhas informativas sobre a necessidade de uma boa higienização oral devem fazer parte da atividade do setor, disse em entrevista. Além de fornecer dados sobre mercado, Cecchetto também orientou a melhor forma de escovar os dentes, com o uso de escova, pasta e fio dentais. | ABCD homenageada durante o 35º Ciosp 
Ao completar 60 anos de realização, o Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, da APCD, homenageou com troféu as personalidades que fizeram parte da mesa da Abertura Solene, entre eles o presidente da ABCD. |